top of page

Bem-Vindo

Descubra a essência da arte na Galeria da Chica, onde Pinturas, esculturas e fotografias se unem para criar um universo de expressão e beleza. Nossa missão é promover artistas locais, proporcionando um espaço único para apreciar e adquirir obras de arte excepcionais. Com uma atmosfera acolhedora e inspiradora, um verdadeiro mergulho na alma de Diamantina.

Cada quadro, cada escultura, cada peça exposta aqui carrega uma história- um fragmento da cultura, da tradição e da criatividade dos nossos talentosos artistas. 

Convidamos você a explorar as diversas formas de arte que encantam e emocionam.

Galeria da Chica

Este novo espaço foi concebido pela pousada “Pouso da Chica”, onde as pinturas parietais, atribuídas a José Joaquim da Conceição Boi, do começo do século XX, são um exemplo da produção de arte em Diamantina.

A logomarca da Galeria da Chica, uma arte-rupestre pintada numa parede de um abrigo proximo a Cachoeira da Sentinela, talvez seja a mais antiga expressão de Arte em Diamantina!

Além disso, falta na cidade uma galeria, onde os artistas possam apresentar seus trabalhos por um período mais longo do que uma simples exposição temporária. Não que uma exposição não seja importante, mas uma galeria é um espaço comercial de obras: pinturas, desenhos, fotografias, cerâmica, artesanato e novas linguagens visuais.

Nesta primeira apresentação, fizemos uma opção de homenagear os artistas falecidos: “In Memoriam”, na sala maior da Galeria. Desde Caetano Luiz de Miranda, do início do século XIX, com uma gravura, José Joaquim da Conceição Boi, do início do século XX, de Luiz Cinza com seus desenhos a lápis de cor, Jairo Oliveira e seus óleos, Martha Moura, David Ribeiro, fotografias de Chichico Alkmim, Assis Horta, cerâmica de Rita de Alcântara...

Dos artistas contemporâneos a curadoria optou por apresentar esses que produzem na cidade e região, abrangendo várias técnicas, desde a madeira, o bordado, óleos, impressões digitais dentre outros. São mais de 30 artistas: só entrando para conhecer suas obras.

A casa da Galeria foi totalmente restaurada mantendo sua originalidade. As paredes de pau-a- pique recuperadas provoca certa ondulação nas paredes, e no piso de madeira de peroba-rosa.

Descendo para o quintal todo renovado, o visitante vai encontrar um belo jardim, uma Cafeteria e um Porão com sua estrutura de madeira original.

Na cafeteria você poderá degustar a produção da região desde um café, um suco, um vinho ou uma cerveja e tira-gosto: um pão de queijo, salgados também produzidos em Diamantina.

No porão vamos instalar uma sala de projeção para curtas-metragens, e produções independentes.

Aproveitem.

Bernardo Magalhães

logo 2.jpg

WELCOME

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

Não há eventos no momento

bottom of page